A magia da cerveja

Categories: Mesa de bar

Existe algo de mágico em um copo cheio de cerveja, algo que transcende nossa imaginação, algo primitivo que é passado de geração em geração, como um instinto de sobrevivência. É o que nos desperta a sede, faz com que nossa boca se encha de água e nossa mente de desejo, uma vontade quase incontrolável de pegar aquele copo e sorver todo seu líquido para acalmar esse angúsita que é ver um copo cheio de cerveja, e ainda estar longe do final do expediente.

Gulden Draak 9000

Também existe algo de fantástico nas sextas-feiras, como o o fim e recomeço de um ciclo, o fim de uma árdua semana de trabalho e a espera pela tão desejada recompensa, que é o descanso. Deve ser por isso que sexta-feira e cervejas sempre combinaram tão bem! Pense bem, quantas Sextas já existiram em que seus amigos chegaram para você e disseram: “E aí? Tudo bem? Vamos beber um copo de leite ali na padaria?” Agora, me digam quantos convites para beber uma cerveja vocês já receberam em uma sexta-feira? Considerando, é claro, que você não seja um ser chato e desprovido de amigos. Existem pesquisadores que defendem a cerveja como uma espécie de “cola social“, uma bebida socializadora por assim dizer.

Em tempos de imersão total em mundos virtuais, a cerveja passa a ser um salva-vidas para o contato humano! Ainda mais quando a cerveja em questão é artesanal, já que cada rótulo proporciona uma experiência única, é mais que natural que uma troca de informações sobre essas experiências ocorra em bares, lojas, empórios… Repare que em alguns lugares, enquanto você está concentrado escolhendo qual cerveja vai experimentar, perdido naquela imensidão de novos rótulos que não param de surgir a cada semana nas prateleiras, é bem capaz de ter alguém por perto, aguardando pra te indicar uma cerveja que ele gostou e trocar experiências com você.

E o que pode ser melhor que conhecer novas pessoas, experimentar e compartilhar novas cervejas com outros que, assim como você, gostam de explorar e conhecer cada vez mais esse mundo de cervejas artesanais? Esse é o verdadeiro espírito da cerveja, ela foi feita para isso, para ser bebida com amigos, sejam novos ou velhos, presentes ou futuros! E você, já fez alguma amizade bebendo cerveja?

Vinicius Costa
Author: Vinicius Costa

Carioca, já foi desenvolvedor de sistemas, fotógrafo e bonsaísta. Resolveu colocar sua paixão por cervejas à prova. De Pilsner à Russian Imperial Stout, passando por Barley Wines, Sours e Rauchbiers, sendo cerveja, tá valendo. Continua regando seus bonsai, mas hoje cuida mais do Cerveja Social Clube. Cerveja preferida? A próxima!

Deixe uma resposta