A melhor cerveja do mundo

Categories: Mitos

– Qual a melhor cerveja que você tem disponível?
– Melhor pra quem, cara pálida?

Alguns dirão que é culpa do Marketing, outros afirmarão que é um sentimento de inferioridade que todo brasileiro carrega, fato é que grande parte das pessoas busca pelo “melhor” sem nem tentar entender o que isso significa, e isso não é uma característica apenas dos brasileiros. Lojas, bares e casas especializadas se apressam em bradar aos 7 ventos que possuem os melhores produtos, que são pioneiras em alguma coisa. Mas e aí? Qual a melhor loja online de cervejas especiais? Qual o melhor bar do Brasil? Quem define o campeão nessa competição desenfreada por captar cada vez mais clientes? E será que a cerveja que for indicada como “a melhor do mundo“, é realmente tudo isso? É preciso muito cuidado com esse tipo de apresentação, gosto é algo muito pessoal, portanto não aceite qualquer cerveja que seja indicada como apenas a que ganhou algum campeonato.

podium cerveja

É claro que queremos o melhor, nós merecemos isso mas, cerveja é gosto e se alguém te diz que alguma cerveja é a melhor do mundo você não precisa necessariamente concordar. É preciso saber melhor qual o critério está sendo adotado para emitir aquela opinião, quem está fazendo aquela afirmação pode ser um fã inveterado de IPAs, então é mais que natural que a melhor cerveja do mundo –para ele– seja uma IPA, ou então a pessoa gosta muito de café e acaba elegendo uma Stout ou uma Porter como a melhor de todas. Existem também os replicadores, que ouvem uma determinada opinião e a repetem sem parar, sem avaliar e alguns até sem provar a cerveja, repetem apenas porque ouviram alguém –que eles julgam importante– falando que tal cerveja era deliciosa e, como vocês bem sabem, a informação vai sendo passada para frente.

Mas e os campeonatos?” Bom, os campeonatos brasileiros (e internacionais) estão ficando cada vez mais profissionais, e quando uma cerveja leva algum prêmio significa que ela foi avaliada por uma boa parte de jurados competentes, e que se destacou dentro do estilo em que concorreu. Só isso. Não significa que você é obrigado a gostar dela e nem que existe algo de errado com o seu paladar.

É bom tomar cuidado, o mercado de cervejas especiais ainda está começando no Brasil, e é natural que as cervejarias queiram destaques, prêmios e ótimas avaliações, afinal isso ajuda os produtos a terem destaque, mas é ainda mais natural que você encontre lugares que se dizem especializados, mas onde os atendentes não entendem bem os produtos que estão comercializando. Prateleiras lotadas dos mais diversos rótulos de cerveja, mas o vendedor te indica a mais lucrativa para ele (seja pelo valor da comissão ou por instrução do gerente), por isso é importante o desenvolvimento de um gosto próprio, escolha as cervejas que deseja conhecer e prove-as, tenha sua própria opinião sobre elas e mude de opinião depois sem medo algum pois nosso paladar está sempre mudando. Faça cursos, leia bastante e se divirta, não deixe que te limitem a uma única cerveja ou um único estilo, o ato de consumir uma cerveja deve te fazer sentir bem, relaxado, tranquilo, em paz… Nada pior do que você escolher uma cerveja e ouvir alguém dizendo “Essa é horrível, uma porcaria“.

Abaixo, algumas frases que, quando você ouvir, deve sair correndo e procurar outro lugar para beber:

  • Essa aqui é a melhor do mundo!
  • Você é mulher, então vai adorar essa cerveja aqui, bem levinha!
  • Essa aqui vende muito! Pode beber…
  • Você não está entendendo, essa cerveja é a melhor de todas!!
  • Estilo? Não sei, mas essa cerveja é premiada!
  • Pode ficar tranquilo que as cervejas aqui estão super geladas.
  • Não vai levar essa aqui? É muito melhor que todas as que você já bebeu!
  • A validade dessa venceu semana passada, mas pode comprar, tá muito boa ainda.
  • IBU cara, quanto maior o IBU mais amarga é a cerveja. (não entendeu? Clique aqui)

 

Vinicius Costa
Author: Vinicius Costa

Carioca, já foi desenvolvedor de sistemas, fotógrafo e bonsaísta. Resolveu colocar sua paixão por cervejas à prova. De Pilsner à Russian Imperial Stout, passando por Barley Wines, Sours e Rauchbiers, sendo cerveja, tá valendo. Continua regando seus bonsai, mas hoje cuida mais do Cerveja Social Clube. Cerveja preferida? A próxima!

Deixe uma resposta