North Coast e a revolução cervejeira americana

Categories: História da Cerveja

Falar da Revolução Cervejeiras Americana e não mencionar a North Coast Brewing Company é impossível, junto com a Anchor Brewing Co. e outras, ela foi uma das pioneiras na revolução, abrindo suas portas em 1988, como um Brewpub local, na cidade histórica de Fort Bragg, no litoral da California.

Desde seu início, a North Coast já ganhou mais de 70 prêmios em competições nacionais e internacionais, com destaque para as 13 medalhas de ouro da cerveja Old Rasputin. Eleita uma das dez melhores cervejaria de todo o mundo no World Beer Championship, a fábrica possui tanto rótulos fixos como cervejas sazonais, e “ressuscitou” a marca ACME, cervejaria fundada em 11 de Abril de 1907, bem antes da Lei Seca americana, em São Francisco.

Acme Brewing

Alguns fatos curiosos rondam a história da ACME, que, apesar de americana, inicialmente utilizava dizeres em alemão nos seus rótulos, bem como a figura de uma mulher alemã, carregando canecas de cerveja. Ao contrário dos outros rótulos existentes na época, os da ACME não forneciam informações sobre ingredientes e teor alcoólicos na parte frontal da garrafa, eles preferiam colar outro rótulo na parte traseira da garrafa com essas informações, e deixar a arte em destaque na frente (foto abaixo).

Rótulo ACME

Em janeiro de 1920, com a proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos, a ACME passou a fabricar uma bebida de cereal com baixo teor alcoólico, chamada de “Acme Light“, mas precisaram remover a palavra “Beer” do rótulo, resultando na origem do icônico “A“, que permanece em uso até hoje pela North Coast, que comprou os direitos de uso da marca ACME em 1996.

Com tanta história em sua bagagem, a North Coast Brewing é, até hoje, referência nos Estados Unidos, e mantém sua fábrica aberta à visitações com sala para degustação, restaurante e guias altamente experientes, prontos para te conduzir por décadas de uma rica história cervejeira! É sempre bom lembrar, que com o surgimento da Lei Seca americana, muitas fábricas fecharam suas portas e pouquíssimas conseguiram se reerguer, hoje em dia o cenário já é outro graças aos esforços de cervejarias como a North Coast, Anchor Brewing, Samuel Adams e outras poucas que resolveram dar um passo além.

Uma dica: Se você gosta de Stouts, não deixe de experimentar a North Coast Old Rasputin, considerada uma das melhores no estilo Russian Imperial Stout.

Vinicius Costa
Author: Vinicius Costa

Carioca, já foi desenvolvedor de sistemas, fotógrafo e bonsaísta. Resolveu colocar sua paixão por cervejas à prova. De Pilsner à Russian Imperial Stout, passando por Barley Wines, Sours e Rauchbiers, sendo cerveja, tá valendo. Continua regando seus bonsai, mas hoje cuida mais do Cerveja Social Clube. Cerveja preferida? A próxima!

Deixe uma resposta