E agora José?

Categories: Curiosidades

E agora, José?

Estive afastado dos teclados, é verdade. Não por escolha pessoal, mas é que trabalhar escrevendo acaba afastando-me da escrita pelo puro prazer. A escrita moleque, cheia de malemolência frasais e dribles gramaticais. Enfim, menos sobre mim, já que estou de volta (como você deve ter percebido), e mais sobre cervejas.

Como correspondente internacional, preciso atualizar meu status geográfico. Sai Inglaterra, entra Espanha. Mais precisamente, o cu da Espanha, lá embaixo, um pedacinho de terra colado na África: Gibraltar. Que na verdade não é espanhol, mas do Reino Unido. É, difícil entender. Bom, o que é fácil entender é o seguinte. Saí de um país tipicamente cervejeiro e vim para um país sem tanta tradição na mistura água, malte, levedura e lúpulo. Nas prateleiras não são as ales que dominam. Na cidade onde moro, pequena, não há um só pub vendendo IPA. E, pasmem, eles bebem muita cerveja sem álcool quando estão dirigindo ou mesmo no almoço em dias de trabalho.

Sei que posso estar querendo fazer uma comparação injusta. A Espanha é um país imenso e há muita diferença entre as diversas regiões administrativas (como as nossas regiões, aí no Brasil). Existem, sim, as famosas lagers e pilseners espanholas, como a San Miguel, Mahou, Alhambra, Cruzcampo, Estrella Damm e Estrella Galicia, entre outras. Uma vez ou outra dá para encontrar uma artesanal por aqui também. Como não poderia deixar de ser, elas são refrescantes e combinam com o tempo mais ensolarado e menos pesado do que o inglês. Também é fácil encontrar belgas, alemãs e outras europeias nas prateleiras dos supermercados. Tudo muito maltado, claro.

O lúpulo ainda não apareceu com força aqui pela Andaluzia, “minha área”. O que deixa um Hophead assumido com aquela saudade na língua, esperando uma pancada de amargor que nunca aparece. E agora, José?

Não vou reclamar, claro. Vou aproveitar o momento para rever velhas conhecidas, voltar a me encantar pela cervejinha gelada na areia e tentar descobrir, onde diabos foi parar o lúpulo na Espanha!

¡Salud!

Luis Fernando Taylor
Author: Luis Fernando Taylor

Luis Fernando Taylor é publicitário, jornalista, roteirista, redator e ainda encontra tempo para beber cervejas. Formado pela escola da vida, carrega os calos nos cotovelos com o orgulho de quem já passou muito tempo da vida filosofando, ou só jogando conversa fora, no botequim.

Deixe uma resposta