Em 2016, abra uma Saison

Categories: Estilos,Mesa de bar

APAs, IPAs, iStouts, Imperial Mega Ultra Blaster Master Lupulada até o osso…. Existe uma “corrida armamentista” no mundo cervejeiro, e você é quem financia isso! (fiquem tranquilos, não há necessidade de tapa na cara aqui) Nada de anormal, afinal tudo depende de como as coisas nos são apresentadas, se alguém te apresenta uma cerveja e diz que é amarga, você prova e gosta, essa mesma pessoa vai -provavelmente- te indicar outra cerveja na mesma linha, aumentando a intensidade… Como um exercício em uma academia, onde você vai aumentando o peso erguido, mas não precisa ser sempre assim, certo?

O mundo cervejeiro é bem vasto, várias pessoas enchem o peito para falar que existem mais de 120 estilos diferentes de cerveja… Então não me parece muito lógico ficarmos presos a um único estilo, óbvio que sempre teremos um preferido, mas é preciso experimentar e por isso, a dica da vez é que vocês experimentem e se percam no estilo Saison. Mas por que esse estilo específico?

St. Feuillien Saison

De todos os estilos catalogados de cerveja, o Saison é provavelmente o mais versátil, isso remete à sua origem, nas fazendas da Bélgica, o estilo é também conhecido como Farmhouse Ale, justamente porque os fazendeiros utilizavam ingredientes que estavam disponíveis em suas propriedades, fazendo com que fosse difícil manter um padrão, mas no geral, o estilo apresenta notas cítricas mais rústicas, um sabor mais terroso combinando com uma acidez que pode ser suave ou acentuada.

Há uma certa confusão aqui no Brasil entre as cervejas Session e as Saison, mas deixemos claro que Session não é propriamente um estilo. Uma Session surge basicamente quando o cervejeiro pega um estilo já existente e reduz seu teor alcoólico, fazendo com que você possa beber mais garrafas sem ficar embriagado, como a All Day IPA, uma das Session IPA da Founders (que está voltando para o Brasil em breve, graças à Beer Concept) que tem 4,7% de álcool, enquanto uma IPA “comum” costuma ter 6 ou 7% de álcool. O nome Session sempre vem acompanhado do estilo original, como Session IPA, Session Stout etc.

Então amigos, permitam-se! Em 2016, peçam por uma Saison aos garçons dos seus bares preferidos e explorem esse estilo.

Vinicius Costa
Author: Vinicius Costa

Carioca, já foi desenvolvedor de sistemas, fotógrafo e bonsaísta. Resolveu colocar sua paixão por cervejas à prova. De Pilsner à Russian Imperial Stout, passando por Barley Wines, Sours e Rauchbiers, sendo cerveja, tá valendo. Continua regando seus bonsai, mas hoje cuida mais do Cerveja Social Clube. Cerveja preferida? A próxima!

Deixe uma resposta