Independência ou…

Categories: Produção de cerveja

Você trabalha, tem seu emprego estável, compra sua própria comida, às vezes até a prepara – mas só às vezes -, já comprou seu próprio carro ou moto, pode ir para onde quiser, pode dormir a hora que quiser. Você é independente. Ou não? Ok, ninguém é 100% independente, todos temos certas obrigações, contas a pagar, limites a respeitar, mas e se você pudesse dar mais um passo que te desse um pouco mais de liberdade?

Curso Confraria do Marques

Pois é, ainda tem gente que se surpreende, mas é possível fabricar sua própria cerveja em casa. E o processo não é tão complicado quanto parece, recentemente participei do curso da Confraria do Marquês e pude aprender um pouco mais e retomar a vontade de produzir minha própria cerveja.

A produção artesanal envolve diversos processos, e é preciso atenção para seguir todas as etapas, sem pressa. O processo de fazer sua própria cerveja envolve também um pouco de paciência, você não vai produzir e beber no mesmo dia, é preciso esperar algumas semanas (dependendo da receita), isso sem contar que o processo de produção inicial pode demorar mais de 8 horas.

Curso Confraria do Marques

Durante o curso é difícil não se empolgar e imaginar como seria ter sua própria cerveja à venda em casas especializadas, e geralmente as pessoas já definem o nome de sua “cervejaria” antes mesmo de produzir a primeira receita. Grande parte dessa empolgação vem do fato de você conseguir produzir algo que antes parecia estar longe do seu alcance, imagine só, um produto feito por grandes indústrias multinacionais, tomando forma em uma panela?!

Depois de aprender os passos, você sai com a certeza de que é capaz de fazer uma cerveja, por mais básica que seja, e aos poucos vai se aprofundando nos estudos. Afinal, existem muitas cervejas que ainda não foram inventadas, cada uma tem sua própria receita, sua própria personalidade, e é você que vai torná-la única.

Curso Confraria do Marques

Para os que estiverem interessados em aprender a produzir sua própria cerveja, além dos cursos mensais da Confraria do Marquês, existem outros cursos como o Leonardo Botto (que também já fiz e é muito bom!) e agora teremos no Cerveja Social Clube, um workshop utilizando o método Brew in a Bag, cuja proposta é aumentar a agilidade do processo, fazendo com que você consiga produzir 10 litros de cerveja em apenas 4 horas.

Vinicius Costa
Author: Vinicius Costa

Carioca, já foi desenvolvedor de sistemas, fotógrafo e bonsaísta. Resolveu colocar sua paixão por cervejas à prova. De Pilsner à Russian Imperial Stout, passando por Barley Wines, Sours e Rauchbiers, sendo cerveja, tá valendo. Continua regando seus bonsai, mas hoje cuida mais do Cerveja Social Clube. Cerveja preferida? A próxima!

Deixe uma resposta