O lado bacana de uma degustação vertical

Categories: Mesa de bar

Antes, o que é uma degustação vertical? Basicamente é você provar a mesma cerveja de anos diferentes.

Stone Brewing

Existe ainda a chamada degustação horizontal que aí é feita com cervejas diferentes, porém do mesmo ano e da mesma cervejaria.
Nesta degustação, fizemos em 4 pessoas, 5 anos (e garrafas) diferentes (2006 a 2010) da cerveja Double Bastard Ale, da americana Stone Brewing.

Por se tratarem de cervejas do estilo American Strong Ale e com diferentes porcentagens alcoólicas (2006 e 2007 – 10%, 2008 e 2009 – 10,5% e 2010 – 11,2%) elas permitem a guarda tranquilamente, desde que se consiga manter em temperatura constante e não muito alta, no escuro e em pé.

Notamos, logo ao colocar na taça, que até a coloração alterou ao longo dos anos, afinal estamos em 2013 e temos uma garrafa de 7 anos guardada!

Os aromas são incrivelmente distantes, pensando em amargor a 2010 está mais próxima e a 2006 pro lado mais doce. O álcool é bem presente em todas, mas mais evidente na 2010 e mais suave na 2006.

Stone Brewing Co.

No sabor, todas dão um show! Um verdadeiro degradée de lúpulos, maltes mais ou menos acentuados, mas basicamente imagine-se com muito cítrico e pinho com a 2010 na boca e puro dulçor de maltes, melaço e frutas escuras na 2006.

Incrível como o tempo fez bem pra esta cerveja!

 

 

 

 

Stone Brewing Co.

Stone Brewing Co.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu estou fazendo a guarda de algumas cervejas, inclusive rolhadas deitadas (apesar da controvérsia, faço sempre estas experiências) para ao longo dos anos notar se houve evolução e se ela foi positiva.

Stone Brewing Co.

Basicamente cervejas com teor alcoólico inferior a 8% ABV não devem sofrer guarda extensa, bem como determinados estilos como pilsner, IPA, trigo entre outras, quanto mais cedo bebê-las melhor para aproveitar o frescor. Já cervejas pesadas como Imperial Stout, Barley Wine, Doppelbock entre outras, merecem (talvez) o carinho de serem saboreadas lá na frente.

Stone Brewing Co.

Junte seus amigos e combinem uma degustação vertical (o problema é conseguir guardar as cervejas) ou mesmo uma horizontal e você verá como é interessante e prazeroso este lado bacana de uma degustação vertical!

 

 

 

 

 

Saúde!

Degustação

Fabrício Santos
Author: Fabrício Santos

Administrador, marido, pai e aficcionado por cervejas, Fabrício mantém seu registro de descobertas lupuladas em dois blogs (www.fullpint.com.br e www.beerhunter.com.br). Ao ser questionado sobre como seria sua vida sem lúpulos, ele responde "Pra que viver?"

Deixe uma resposta