Sixpoint

Categories: Eventos

No dia 20 de Março, recebemos a visita do mestre-cervejeiro/presidente da Sixpoint Brewing Shane Welch e do diretor de comunicação Aaron Ekroth. Eles vieram ao Brasil para o Festival Brasileiro da Cerveja (Blumenau/SC) e para produzir 2 cervejas colaborativas na Cervejaria Invicta (uma delas é um projeto de crowdfunding da SocialBeers), e, claro, não poderiam deixar de conhecer o Rio de Janeiro.

Sixpoint

Shane e Aaron passaram no Cerveja Social Clube para conversar e conhecer um pouco do público brasileiro que vem consumindo suas cervejas, algo que segundo o próprio Shane era inimaginável quando eles começaram a produzir suas cervejas em 2004.

A Sixpoint Brewery é uma cervejaria norte-americana, fundada em 2004, no Brooklyn, com toda sua produção sendo vendida em barris ou latas (nanokegs, como eles gostam de chamar). A cervejaria vai muito além de produzir cervejas, cada rótulo possui um conceito que pode ser percebido nos detalhes presentes em cada lata, a começar pela escolha de trabalhar apenas com latas em um mercado onde garrafas são predominantes, isso já demonstra que eles buscam um diferencial. No Brasil temos alguns rótulos da Sixpoint disponíveis e dentre eles, a Sixpoint Resin merece um destaque: trata-se de uma Imperial IPA (ou Double IPA) em uma lata de 355ml, que serve para eliminar de vez qualquer preconceito que as pessoas possam ter quanto ao uso de latas pelas cervejarias. Todos sabem que as cervejas importadas sofrem para chegar ao Brasil, seja pela demora no transporte do seu país de origem até o nosso, seja pela lentidão dos nossos portos em liberar a mercadoria, e até pelo armazenamento das cervejas (que iremos detalhar em um próximo post), e é impressionante como a Sixpoint Resin possui um frescor mesmo depois de tantos obstáculos. Com seus 9,2% de álcool muito bem inseridos, é uma cerveja que você sente vontade de beber várias vezes, considerando, é claro, que você goste de IPAs.

sixpoint-2 sixpoint-3 sixpoint-4 sixpoint-5

Hoje, a Sixpoint produz cerca 500mil litros por mês, muito mais do que as grandes microcervejarias brasileiras produzem (uma pena que as microcervejarias brasileiras não compartilhem dados sobre volume de produção, poderíamos ter comparativos exatos). Tudo bem que a realidade americana é diferente da nossa, e que geralmente é mais fácil abrir uma empresa lá do que aqui, mas considerem o espírito de inovação. Amigos que queriam criar algo novo, queriam mudar o cenário existente, julgavam que poderiam contribuir com a cena cervejeira que já estava bem forte no país, e é disso que precisamos no Brasil, temos alguns exemplos de pessoas que também possuem esse espírito por aqui, mas quanto mais, melhor!

Mais sobre a Sixpoint Brewery:

Vinicius Costa
Author: Vinicius Costa

Carioca, já foi desenvolvedor de sistemas, fotógrafo e bonsaísta. Resolveu colocar sua paixão por cervejas à prova. De Pilsner à Russian Imperial Stout, passando por Barley Wines, Sours e Rauchbiers, sendo cerveja, tá valendo. Continua regando seus bonsai, mas hoje cuida mais do Cerveja Social Clube. Cerveja preferida? A próxima!

One Response to "Sixpoint"

  1. Cristiano Barbosa Lima da Silva Posted on 29 de abril de 2014 at 6:55

    Sem dúvidas, uma das melhores IPAs que já experimentei foi a Resin da Sixpoint. O mais interessante foi como o mestre-cervejeiro estudou para fazer essa iguaria. Com aromas emblemáticos, leveza e sabor que vai amargando aos poucos a língua é uma cerveja que todos admiradores das cervejas artesanais deveriam experimentar…

Deixe uma resposta