South Beer Cup e BrasilBier BH

Categories: Eventos

No final do mês passado (de 21 a 25 de Maio), Belo Horizonte recebeu o evento que é considerado a “Libertadores da Cerveja“, a South Beer Cup, onde cervejas de toda América do Sul são avaliadas por um time criterioso de juízes, esse evento é anual, e os países anfitriões são intercalados entre Brasil e Argentina. A South Beer Cup ocorre em conjunto com alguma feira de cervejas, e em 2014 foi a BrasilBier, que já está em sua 8ª edição, e dessa vez fomos lá conferir quais as novidades que o mercado nacional estava apresentando.

South Beer CupSouth Beer CupSouth Beer Cup

O evento foi bem organizado e dividia espaço com a ExpoCachaça, evento já tradicional e muito conhecido em Minas Gerais, fazendo com que houvesse um intercâmbio entre fãs de cerveja e cachaça, os stands estavam quase todos preenchidos, porém poucos lançamentos estavam disponíveis, afinal, a maior parte das cervejarias brasileiras prefere lançar suas novidades no Festival Brasileiro de Cerveja (que acontece em Blumenau/SC, em Março) mas, ainda bem que a Mistura Clássica levou seus quatro novos para o evento em um kit chamado Mistura Brasil, uma India Pale Ale (Vertigem), uma Saison (Euforia), uma Belgian Dark Strong Ale (Volúpia) e uma Witbier (Miragem), todas desenvolvidas pelo casal Eduarda Dardeau e Ricardo Rosa, especialmente para a Copa do Mundo.

South Beer CupSouth Beer CupSouth Beer Cup

A Backer também lançou uma nova cerveja chamada Brazuka, também aproveitando o gancho da Copa do Mundo, a receita é uma Bohemian Pilsner, uma cerveja leve e refrescante, desenvolvida por Paulo Schiaveto.  Outras cervejarias mostraram suas cervejas colaborativas, como a Capa Petra que se juntou com a Cuesta e juntas produziram a cerveja Indiana, uma India Pale Ale muito equilibrada, bem aromática e refrescante.

South Beer CupSouth Beer Cup

Sobre a South Beer Cup, o destaque desse ano ficou para a Cervejaria Tupiniquim, que apesar de ser estreante no mercado, já faturou o prêmio de Cervejaria do ano, além de levar cinco outras medalhas (2 ouros, 2 pratas e 1 bronze). Bodebrown, Invicta, Falke, Dortmund e Wäls também levaram medalhas para casa, você pode ver a lista completa de ganhadores nesse link: Resultados South Beer Cup

O evento todo foi um sucesso, com uma boa área de circulação, bancos e cadeiras, além de diversas opções de alimentação para todos os paladares. Bebedouros estavam disponíveis nas áreas próximas aos banheiros, e um dos poucos pontos negativos do evento foi o alto volume das bandas presentes no palco, que prejudicava a conversa em qualquer lugar do Expominas (em qualquer lugar mesmo, a acústica do local não ajudou nesse ponto).

Abaixo, uma foto enquanto degustávamos uma Six O’Clock, cerveja feita em parceria entre a Invicta e a cervejaria norte-americana Sixpoint, da esquerda para a direita: Rafael Oliveira (Malte & Cia), Andre Bettiol (Cervejaria Tupiniquim), Rodrigo Silveira (Cervejaria Invicta), Vinicius Costa (Cerveja Social Clube), Marcel Longo (Cervejaria Dortmund).

South Beer Cup

Vinicius Costa
Author: Vinicius Costa

Carioca, já foi desenvolvedor de sistemas, fotógrafo e bonsaísta. Resolveu colocar sua paixão por cervejas à prova. De Pilsner à Russian Imperial Stout, passando por Barley Wines, Sours e Rauchbiers, sendo cerveja, tá valendo. Continua regando seus bonsai, mas hoje cuida mais do Cerveja Social Clube. Cerveja preferida? A próxima!

Deixe uma resposta